CONTEXTO
"Em outubro de 2017, Clara anunciara que adentraria numa clínica de reabilitação para tratar da recaída de sua depressão e frequente vontade de suicídio. Ao sair, se afastou totalmente da mídia em 2018 e focou sua atenção em projetos humanitários".
PRODUÇÕES
Esse é o disco que Clara mais investiu em produções, optando por trazer instrumentais mais alternativos com elementos eletrônicos. Kant defende que deseja transportar o ouvinte para o ambiente da música e que leve-o para qualquer lugar, como se fosse uma viagem. Cada sentimento cantado em cada canção busca ser uma viagem própria dentro da história contada.
COMPOSIÇÕES
Esse foi o disco mais difícil e demorado pra compor segundo Clara. O motivo é que ela procurou retratar a tristeza sem que a romantizasse. Embora tenha a depressão como pilar principal do álbum, seu envolvimento como voluntária e aproximação com a cultura latina a fizeram perceber melhor a violência simbólica que afeta de fora pra dentro. Kant crê que a autossabotagem é mais psicológica e se tornara resultado de uma falha social que todos estamos sujeitos. Devido a isso, parte do disco é voltado como crítica a cultura do American Way Life, que induz o modelo ideal de um padrão e comportamento de vida. Quem não consegue se adequar a este estilo, consequentemente, sofre.
DESCONSTRUÇÃO
Clara confessa que deseja usar sua voz para acolher e ser conforto para aqueles frágeis emocionalmente. Ela entende hoje que seus privilégios de ser uma pessoa rica e bem instruída não a deixa muito distante de pessoas de realidades diferentes. Todos nós somos vítimas de um mesmo sistema, e alimentamos-o simultaneamente. Em I'm Not Going Anywhere, Clara busca estar mais próxima do equilíbrio entre o caos que se teme e a perfeição que se almeja - por essa razão, o disco transita entre os sentimentos pessoais e sua percepção sobre o mundo num âmbito mais social e saber conviver melhor com o lado ruim de ambos, aceitando suas fraquezas e adquirido mais resiliência.
Bom, Clara, vim comentar seu album, pois eu fui uma das primeiras pessoas a ouvir antes do lançamento, e também uma das unicas pessoas que o conhecia desde o lead HOPE, então vi a cnstrução do album. Vou deixar pra comentar o conceito viusal no final, para linkar com as faixas. Eu sei que esse album tras composições pessoais, então será pesado. vamos la
GRAY TUNEL É uma faixa excelente para abrir o album, tem uma intro perfeita. eu amei. Ela traz uma letra que soa pra Clara como indiferente em sua mensagem. É como se ela estivesse anestesiada, perdesse o gosto pelas coisas, não visse vida e cor, não sentisse medo. A participação do Fire se traz em uma narrativa perfeita do que a musica é. E como esse dano causado é por solidão e desilusão. É a faixa que narra sua vontade de suícidio, como disse. Pesada.
HOPE YOU FORGIVE HIM É a faixa. Perfeita, direta. COmposição melodica e lirica intensa e perfeita. Aclamada, ela nasceu assim. A faixa é sobre alguém que partiu mas não conseguiu o perdão de alguém, então é como se essa pessoa moresse sem paz e vc deseja que a paz retorne com o perdão.
FLASHBACK foi lançada e eu não estava presente. Vamos conferir. A canção é melodicamente incrivel, e se comporta muito bem após HOPE, é maravilhosa. eu amei os vocais também, poderosos, e o refrão é chiclete pop, de um pop que eu nunca imaginaria a Clara, amei. A letra é sobre não querer ser vulnerável, não querer ter um relacionamento onde você se abre e se expõe, porque um dia você se expôs e se lascou.
DREAMS ARE YOUR OWN TRAPS é uma faixa critica À sociedade, que hetrogênea, que desfaz do próximo por sua classe social. E também traz que todas as pessoas se aprisionam em seus sonhos, buscando ser alguma coisa que, não serão, ou que não trará felicidade, e ai caem na armadilha que eles proprios construíram. Ah, a melodia pop é perfeita. eu amei esse eletronico alternativo seu. pi~sao.
DON'T YOU WORRY BABY aqui temos uma queda de melodia, um retorno da Clara convencional, sua zona de conforto, digamos assim. A canção toca no fundo, é uma carta de amor e cuidado a pessoa que mais importa na sua vida. Essa canção é muito aconchegante, pois seu sentimento é puro e sincero. Sua voz soa angelical e cada verso é como se fosse um cuidado sendo tomado.
NOBODY TOLD ME é uma canção que traz um peso maior a sonoridade do album. Talvez a melodia pacifica anteriormente tocada servisse também de uma transição pra essa. Mas a melodia cresce sem perder a essencia trazida de pop alternativo. É a canção que fala sobre saúde mental, os dandos causados a sua mente pela propria familia. Se na canção anterior vc se preocupava com alguém, agora, vocÊ culpa as pessoas que te criaram por exigir muito de você e não terem cuidado com você, não se preocuparem os dandos que isso poderiam te causar. eu amei essa faixa, o pop dela. e a precisão.
PRECIOUS ILLUSIONS É Outra canção em que a Clara deixa evidente sua barreira com o amor. Ela não está pronta para ser vulnerável e sentir o amor. Mas agora, é mais explicito que ela não quer essa responsabilidade, que ela quer mesmo o sentimento da pele, não o emocional. Para Clara, o amor é mais uma ilusão. Essa é pra voce Paul Carter.
DOOMSDAYS Eu não vou comentar a minha colaboração nessa faixa, vou comentar apenas a composição dela. A melodia, primeiramente, é perfeita para o tema a ser abordado. Pois temos elementos latinos, uma pegada mais entregue, e a sensação de alivio pós uma luta. A letra é bem isso, fala sobre ser imigrante, em se preocupar em buscar novas oportunidades, mas em viver tantas lutas, que as vezes é questinado se realmente valeu a pena. A musica trás a saudade muito viva em seus versos, e por mais que ela soa como um ponto final, um limite da busca, ela tras os personagens vazios. Ela tem um link maravilhoso com a mensagem de Dreams Are Your Own traps, pelo sentimento que termina nessa musica.
YOUNGS & SADS Continua a pegada pesada da anterior, mas agora temos um pouco de odio pelo cenário de guerra vivido dia após dia no planeta. VocÊ relata que a unica coisa que muda são os governantes, pois as situações, as indicações são as mesmas. Que gerações e gerações viverão a mesma coisa, independente da epóca em que estejam. Ponto alto para o refrão cru, com vocais de apoio que trazem esse sentimento de viver em loop infinito nessa sociedade.
I'M NOT GOING ANYWHERE É pesada. Traz aqui, talvez, o motivo de Clara ter duas faixas falando não querer ser vulnerável, porque em algum momento ela foi. E essa faixa trás esse momento. A melodia é pesada, não foge do que o album se tornou, mas o foco nos vocais é incrivel, agora temos vocais comraiva e desgosto. A musica é evidente, Clara em algum momento se prostituiu, e precisou dessa atividade para sobreviver. Clara narra o quanto isso a machucava, mas como ela nao podia transparecer isso. Ela se machuca, mas não culpa a ninguém, apenas ela mesmo. link de musica com Nobody TOld me
FAKE ACCLAIM Agora Clara encoberta tudo vivido por ela, e traz o rotulo de santa, aclamada, e mostra tudo que precisa fazer para viver o que vive, como ela engana as pessoas para ser aclamada, mesmo sabendo que esse sentimento é falso para ela. A melodia traz uma agitação, uma furia, é pop, mas é diferente dos demais. É energica, enquanto o album foi suave.
THE POWER OF HEALING Essa canção não é uma justificativa. É uma narrativa de que o bem e o mau andam juntos, de mão dadas e o equilibro existe. A musica é cheia de reflexões sobre a existencia e suas marcas, e a unica certeza é que todas as dores se curarão, mas nunca mais seremos os mesmos. A melodia é suave, e a voz de clara, agora é cansada e desiludida. Esses cuidados vocais e as colocações das faixa estão geniais.
SOME WINGS é sobre confiança e amizade. É uma faixa onde a Clara se permite perdoar, mas também sabe que nada será como antes. A metafora com as asas e seus alcances é exatamente isso. É se livrar do sentimento ruim, perdoar, mas saber que nada será como antes. que tudo mudou, e agora é hora de voar em ares diferentes. Essa musica é muito emocionante, melodia e vocais tocam fundo. eu amei e encerrou o album perfeitamente.
Bom Clara, eu to chorando ouvindo esse album, lendo cada verso dele, e digo, AOTY é realidade. É muito perfeito e muito intenso. EU entendo a capa e o titulo, como se todas as coisas narradas nesse album, fossem o caminho que te levaram a lugar nenhum, como na faixa titulo, tudo que aconteceu, foi levado aquela realidade, e tudo que aconteceu depois dessa realidade, é justificado com o que já houve. Então o titulo é plausível, o conceito é explicito. E é um album ponto pra debate. As pessoas precisam ouvir esse album com calma, para entender cada faixa.