top of page

NEW YORK TIMES | KENDALL



"Meu nome é Kendall Marine Kiala, tenho 23 anos, sou uma rapper nascida em Angola, criada em Portugal e agora moro em New York devido minha carreira na indústria fonográfica."


Passamos uma tarde conversando com a rapper angolana, conhecida como Kendall, e nos encantamos por sua atitude, posicionamentos e melhora visível no comportamento considerado como inapropriado pela grande mídia. Conhecemos sua casa e um pouco mais de sua história e futuros projetos.


NYT: Olá Kendall! Pela primeira vez nos conhecemos, você vem sendo indicada como uma das novas promessas da música e vem cumprindo com as expectativas colocadas sobre você desde sua participação no Eurovision, em 2019.

Kendall: Olá! É um prazer estar com vocês, na realidade esta é minha primeira capa de revista, então estou muito empolgada. Ser uma mulher negra, com raízes genuinamente africanas, é uma grande batalha diária devido ao intenso preconceito e racismo enraizado na população.


NYT: Como foi crescer em meio a África e hoje em dia se ver como uma das grandes promessas do rap, incomodando até mesmo a rainha, Sabine.

Kendall: Na realidade, eu fui uma criança muito privilegiada, meus pais tiveram condições de se mudar para um país onde as condições são bem melhores que na Angola, e mesmo lá eu fazia parte de uma população com condições privilegiadas. Estou me abrindo muito para as oportunidades que vem sido trazidas até mim e aprendendo com meus erros, de verdade, pretendo melhorar.


NYT: Você teve um caso muito polêmico ano passado, que chegou a ser presa por uns dias. O que isso refletiu em sua carreira?

Kendall: Veja bem, eu estava em meio a uma crise, não entendia porquê tanto rancor surgiu em mim, porém fiz coisas erradas e paguei por isso, não concordo com minha prisão, tanto que ainda estamos nos processos judiciais com o segurança da Sabine, porém minha relação com ela passou a ter mais respeito, eu enviei um pedido de desculpas oficial a ela, mas claro, minha personalidade é polêmica, então vocês ainda vão ouvir muitas confusões comigo. (Risos)


NYT: Falando em Sabine, você recentemente dividiu uma parceria com ela em "Black Empire", da cantora Brandy, sua companheira de gravadora.

Kendall: De verdade, eu não sabia que a Sabine estaria na música, me pegou de surpresa quando a vi lançada, gravei meus versos sozinha, mas é uma música que eu amo de coração e estou disponível para uma conversa madura com ela, acho que os primeiros passos já foram dados.


NYT: "Obsessed Bitch" foi um marco na sua carreira, de onde saiu essa música?

Kendall: Eu estava com ódio de todas as polêmicas e fake news espalhadas pela mídia, então decidi que deveria fazer uma música encorporando isso, se eu sou visto como uma vadia obcecada, então me deixe ser uma, acho que isso me permitiu crescer aos olhos do público por perceberem a ironia da música.


NYT: E quais são os projetos agora?

Kendall: Inicialmente, eu iria lançar uma mixtape, chamada "Bad Reputation", porém com o sucesso de Obsessed Bitch, a King&Queen me solicitou um álbum, a Verônica confia muito em mim e me abriu portas para novos produtores e foi daí que saiu a parceria com a "Steele", estava gravando "Dollars" nos estúdios da gravadora, quando ela chegou e pediu para cantar o refrão, que ainda estava em desenvolvimento, eu amei o que ela fez e combinamos. O clipe está ma-ra-vi-lho-so e eu mal posso esperar que vejam toda a ostentação e beleza negra nesse vídeo!


NYT: Até hoje você só colaborou com artistas negras, quem são suas referências?

Kendall: Eu nunca neguei que a Sabine é uma referência para mim, ela é a rainha, então gosto de brincar com os shades pra ela, mas ela é uma grande artista e eu amo sua música, Nightmare Woman é um imenso hit e eu realmente estou curtindo as colaborações dela. Adoraria fazer algo com a Madison, uma artista nova, você deveria entrevistá-la, muito promissora. E também tenho interesse em fazer algo com alguns rappers, como o Nineoff e o Skale-A-Ton.


NYT: Mal posso esperar pelo que vem aí, obrigado pelo seu tempo Kendall.

Kendall: De nada, deixe-me tocar meu novo single para você.


Desde então, nos viciamos na parceria de Kendall com Steele, ela sai no dia 25 e vocês mal podem esperar.

14 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

NME MAGAZINE | Kendall

Pegou a referência? A rapper revelação de 2020, que iniciou sua carreira ainda em 2019 no Eurovision, onde representou o país de Portugal, acabou de lançar seu álbum de estreia entitulado "Prison", o

bottom of page